top of page
Asset 34_3x.png

Educadores(as) de Valor 2024
Juruti (PA)

Conheça a trajetória de vida dos(as) profissionais da educação e suas experiências educativas

Categoria Cultura de paz

WhatsApp Image 2024-10-16 at 11.33_edite

Igor Barros de Souza

Instituição: IMEI de Santa Rosa

Município e estado: Juruti, Pará

Ciclo: Ensino Fundamental  

Função: Professor

Projeto: Escrever a Realidade é Despertar a Criticidade em Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais

Desenvolver o senso de pertencimento e a capacidade de diálogo é o que motiva o projeto "Escrever a Realidade é Despertar a Criticidade em Alunos do Ensino Fundamental Anos Finais". A iniciativa nasceu na Escola Santa Rosa, na isolada região do Rio Mamuru, em Juruti, sendo coordenada pelo professor Igor Barros de Souza. O projeto tem como objetivo incentivar a produção de textos contextualizados, conectando os alunos à sua realidade e promovendo a comunicação respeitosa e a cultura de paz. A partir de temas da comunidade, os(as) estudantes são motivados(as) a escrever sobre o que vivenciam, fortalecendo sua identidade cultural e crítica. Na atividade proposta, eles(as) aprenderam a redigir cartas críticas de forma construtiva, evitando conflitos e promovendo a resolução pacífica de problemas, como a qualidade da merenda ofertada na escola. Desde seu início, em 2021, o projeto tem mostrado resultados significativos. Os alunos desenvolveram habilidades de argumentação, produção textual e pensamento crítico, ao mesmo tempo em que aprenderam a valorizar e respeitar o diálogo. O projeto também contribui para a resolução de conflitos por meio de uma comunicação mais empática e colaborativa. “Aqui nós estamos no contexto de que as águas fazem o nosso calendário. Estamos em um período de estiagem muito forte, então o rio está bem seco, o que dificulta a vinda dos alunos à escola. O que nós queremos com esse projeto é trazer o aluno para gostar da aula, é trazer o aluno para contextualizar com a gente, abrindo mão de textos que vêm de outras regiões, com Sul e Sudeste, e fazendo com que eles criem textos em diferentes gêneros textuais olhando a realidade deles", comenta o professor Igor.

Categoria
Educação ambiental

WhatsApp Image 2024-10-24 at 18.04.02.jpeg

Elenice Farias de Souza

Instituição: EMEIF. Professora Lindete Evangelista de Souza 

Município e estado: Juruti, Pará

Ciclo:  Fundamental II

Função: Professora

​Projeto: A natureza pede socorro

“O entusiasmo dos alunos em querem ir a campo, atrás das ervas medicinais, das raízes de macaxeira para fazer bolo, das folhas para fazer o chá. Foi uma experiência nova e única.” O relato da professora Elenice Farias mostra o quanto o projeto A natureza pede socorro, com duração de seis meses, foi bem recebido por seus estudantes dos anos finais do ensino fundamental. A educadora explica que a iniciativa teve como objetivo mostrar aos seus alunos e alunas a importância do cuidado com a natureza. “Os estudantes relataram que, nos últimos anos, em nossa comunidade, muitas pessoas não tiveram a consciência de cuidar do meio ambiente, o que tem causado vários prejuízos à população e aos animais, como o descarte irregular de lixo e as queimadas.” Na escola, a experiência contou com a colaboração de funcionários, de professores e professoras, além de membros da comunidade escolar. A conscientização sobre o cuidado com o meio ambiente, explica Elenice, passa pelo ato de apresentar às crianças e aos adolescentes os alimentos que podem ser saboreados na natureza e os tipos de plantas que são utilizados há anos como medicamentos naturais. “Ao fim do projeto, os estudantes trouxeram para a aula vários produtos da natureza e fizemos uma exposição dos materiais”, conta. De acordo com Elenice, além da conscientização dos estudantes, a iniciativa, que deve ter continuidade, a ajudou a colocar em prática ensinamentos e ideias advindas de sua graduação, além de poder circular por outras áreas de conhecimento.

Categoria Educomunicação

Ary Juruti 02.jpeg

Ary Pereira Natividade

Instituição: EMEIF São José do Laguinho Planalto Mamuru

Município e estado: Juruti, Pará

Função: Professor/coordenador

​Projeto: Carneiro Encantado - Criando, escrevendo, cantando e apresentando meu lugar

Quem nunca ficou nervoso ou tímido no momento de fazer uma apresentação em frente a um grupo grande de pessoas? Foi a timidez e a falta de desenvoltura de seus estudantes em sala de aula ou em momentos de apresentação que levou o professor Ary Pereira Natividade a criar o projeto Carneiro Encantado - Criando, escrevendo, cantando e apresentando meu lugar. Visando desenvolver o pensamento crítico, autoconhecimento, comunicação e promover o desenvolvimento intelectual, social, físico, emocional e cultural dos estudantes - aspectos previstos nas competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - o projeto baseia-se na pesquisa e elaboração de representações artísticas da história da comunidade local e de ações sociocomunicacionais no entorno da escola. Os estudantes foram desafiados a contar histórias dos moradores da comunidade ou criar suas próprias a partir das vivências narradas e, assim, criar apresentações envolvendo músicas, histórias e representações teatrais. A proposta foi multidisciplinar, e envolveu a coleta de sementes, pedras e raízes - utilizadas para trabalhar o conhecimento de matemática e português; as ações de dramatização - que, ao mesmo tempo, contam a história e encenam o fato narrado; e finalmente ações de trilhas naturais, trabalhando conceitos de geografia e conhecimento do espaço geográfico, da fauna e da flora. “Em um processo natural, os alunos desenvolvem, sem perceber, sua autoestima, trabalham a desenvoltura e uma disciplina de controle em frente ao público. Como resultado tivemos alunos mais desinibidos e com alta presença para falar em público. Nosso plano é continuar produzindo e, após adquirirmos materiais, vamos iniciar a produção de roteiros de contação de histórias, onde o trabalho de filme, poesia e música será divulgado nas mídias digitais.”

Iniciativa

Realização

Instituto-Alcoa_Marca.png
selo_cais.png

Siga-nos

  • Instagram
  • Facebook
bottom of page