top of page
Asset 34_3x.png

Etapas da
campanha

Etapa 1 
Julho de 2024

  • O projeto é lançado em todos os territórios em reunião com as Secretarias de Educação. A pedido das Secretarias, será realizado um encontro virtual via Instagram com o regulamento da edição e dicas para a inscrição de iniciativas. O vídeo ficará também disponível para consulta posterior.

  • A participação do município é oficializada em reunião com as Secretarias de Educação locais.

 

  • Secretarias recebem o kit de mobilização para sensibilizar sua rede a participar da iniciativa.

  • No site da campanha estará disponível um kit extra de comunicação, com materiais, cards para Facebook, Instagram e WhatsApp, que poderão ser amplamente utilizados por todos(as) interessados(as) em colaborar com a mobilização nos territórios.

Etapa 2
Agosto e Setembro
de 2024

  • O formulário online é disponibilizado para que educadores(as) dos municípios inscrevam as suas práticas em três categorias:

    A. Educomunicação;
    B. Educação Ambiental;
    C. Cultura de Paz.


    A pergunta orientadora que os(as) educadores(as) terão que responder, no formulário, respeitando as categorias apresentadas anteriormente, é "De que maneira criei vivências e experiências educativas para enriquecer o aprendizado dos(as) estudantes da minha escola?"

    Os formulários deverão ser preenchidos na página da iniciativa:
    educadordevalor.com.br, entre os dias 22 de agosto e 20 de setembro de 2024.

    Qualquer dúvida pode ser enviada, via WhatsApp, para a Central de Orientação da Campanha:
    (11) 91457-5973 ou diretamente por este link: wa.me/5511914575973.

    O
    Instituto Alcoa entende como confidenciais todos os dados coletados por meio da campanha, assegurando que estes serão tratados, por nosso parceiro técnico, o Estúdio Cais - Projetos de Interesse Público, nos termos da lei e armazenados por meio das medidas de segurança cabíveis.

Etapa 3  
Outubro de 2024

  • Nessa etapa, todos os formulários preenchidos passarão por uma análise de um Comitê Consultivo. Não serão consideradas as indicações que não atenderem aos critérios de avaliação e que contenham conteúdo preconceituoso por questões de gênero, orientação sexual, classe, raça, etnia, religião, preferência política ou por razão de deficiência.

    O Comitê Consultivo da campanha em cada território será composto por:
    1 colaborador(a) Alcoa de cada localidade (3 no total); 2 representantes do Estúdio Cais; 2 representantes do Instituto Alcoa; e mais 2 especialistas na área da Educação.

    A proposta é avaliar a inovação das vivências e experiências educativas do ponto de vista da mobilização e engajamento para a melhoria da aprendizagem e não projetos pedagógicos da educação formal. O comitê se voltará para o relato narrado e suas potências. Os critérios para a escolha das vivências e experiências são:

    • Alinhamento ao tema da edição;
    • Inovação;
    • Respeito e valorização da realidade e cultura locais;
    • Qualidade técnica em redação de projeto;
    • Competência gramatical;
    • Alinhamento à Base Nacional Comum Curricular (BNCC);
    • Potencial de engajamento de estudantes;

    • Potencial de mobilização da comunidade escolar;
    • Oportunidade de replicação e ganho de escala.


  • Nove educadores(as) de cada território, sendo três por categoria, escolhidos(as) pelo comitê, estarão aptos(as) para a próxima Etapa - 27 no total -, que será a de “Reconhecimento Público”. Caso haja um empate no número de indicações, o Comitê Consultivo da campanha fará a indicação do(a) vencedor(a).

    Caso a localidade não conte com nenhuma participação em uma das categorias, fica fora da campanha. Assim, tal localidade, segue apenas com as demais categorias que contaram com participação.

Etapa 4  
Fim de outubro a novembro de 2024

  • Momento da votação popular. Cada território terá eleita uma experiência por categoria, totalizando 9 (3 de Juruti, 3 de Poços de Caldas e 3 de São Luís). As escolas também recebem certificado "Escola de Valor" - categoria dedicada à escola que enviar o maior número de experiências/vivências.

    Tendo como ponto de partida os formulários analisados, os(as) reconhecidos(as) de cada município serão contatados(as) pelo Estúdio Cais, da campanha, para verificar o interesse em participar da iniciativa de divulgação.

    Caso o(a) educador(a) indicado(a) para “Reconhecimento Público” não queira participar da campanha por motivos pessoais e/ou profissionais, será avaliado um(a) novo(a) educador(a), que ficou em segundo lugar, a ser contatado(a) pelo Estúdio Cais.

    Os(as) vencedores(as) que tiverem interesse em continuar na campanha participarão de uma entrevista (via e-mail, telefone e/ou WhatsApp), a fim de levantar mais informações sobre o seu perfil.

    As histórias sobre as jornadas de vida desses(as) educadores(as) e seus projetos inovadores serão divulgados no site da campanha, assim como nos canais de comunicação da Alcoa e do Instituto Alcoa, para uma ampla divulgação nos territórios. Os(as) educadores(as) serão contatados(as) pelo Estudio Cais.

    Os(as) educadores(as) participantes deverão assinar um Termo de Autorização em que permitam o uso e a divulgação de seus dados, textos, imagens e/ou som de voz para fins da campanha.

    A divulgação dos(as) educadores(as) será feita no site da campanha e nos meios de comunicação do Instituto Alcoa.

Etapa 5
Novembro de 2024

  • Evento final com participação dos(as) reconhecidos(as), lideranças das escolas, estudantes e um(a) convidado(a) especial do campo da Educação;

    Nesta etapa, os(as) três educadores(as) mais citados(as) na fase de Reconhecimento público serão, então, valorizados(as) pela campanha. Teremos, assim, três representantes por localidade.

    A escola com o maior número de vivências e experiências inscritas também será reconhecida como a
    Escola de Valor 2024.

    Como parte do reconhecimento, os(as) educadores(as) selecionados, diretores(as) e um(a) aluno(a) por escola (indicado pela Secretaria de Educação) para prestar homenagens serão convidados(as) para participar e debater sobre a temática de valorização de educadores(as) em um “Evento de Reconhecimento”, a ser realizado no mês de novembro pelo Instituto Alcoa, envolvendo os territórios de sua atuação.

    Os(as) reconhecidos(as) receberão, ainda, os seguintes materiais:

     

  • Educador(a): 1 (um) tablet e um vale-presente no valor de  R$ 300,00 em uma livraria de atuação nacional;

  • Escola: 1 (um) computador portátil;
    Participação em evento de reconhecimento;

  • Gravação de vídeo sobre a campanha a ser divulgado nos canais de comunicação do Instituto Alcoa e da Alcoa e nas localidades;

  • Matéria nos veículos de comunicação da Alcoa e do Instituto Alcoa.

bottom of page